O que é a Andeps e o que ela faz?

A Associação Nacional da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais (Andeps) congrega e representa as/os Analistas Técnicas/os de Políticas Sociais. A Associação realiza um conjunto de ações com o objetivo de defender os interesses da Carreira, a valorização e a qualificação das/os ATPS, bem como fortalecer as políticas sociais, que são a razão de ser de nossa Carreira.

O que já conquistamos?

Desde sua fundação, em setembro de 2013, cada gestão do colegiado diretivo da Andeps, com a colaboração dos/as associados/as, contribuiu de forma decisiva para a continuidade de nossa luta pelo fortalecimento da Carreira e das políticas sociais. Desde a criação e a estruturação da associação, passando pela judicialização de pleitos do conjunto da Carreira e pela intensa articulação política para a conquista de direitos, até as mobilizações da categoria para a qualificação do debate sobre as políticas sociais e para a luta contra retrocessos nos direitos sociais, a Andeps vem sedimentando o espaço da categoria no Estado e no conjunto da sociedade.

Destacamos 10 importantes conquistas da Carreira que a Andeps contribuiu, direta ou indiretamente, e que só foram possíveis com a efetiva mobilização e participação do conjunto das/os ATPS:

  • Reajuste salarial 2016-2019;
  • Regulamentação da GDAPS e da progressão;
  • Realização do Seminário “Políticas Sociais: desafios para os próximos 10 anos”;
  • Minuta da nova lei da Carreira (confira aqui);
  • Construção e manutenção de canais de comunicação: site, facebook, youtube “Políticas Sociais em Rede”;
  • Liminar deferida contra a suspensão do pagamento da GDAPS aos/às ATPS em exercício na DPU;
  • Realização de Debates e elaboração de notas de posicionamento sobre políticas sociais;
  • Elaboração da Pesquisa sobre o perfil da Carreira;
  • Formatação de cursos e itinerários formativos mais adequados à Carreira;
  • Estruturação da Associação.
O que a Andeps ainda poderá fazer?

A Andeps está em constante defesa dos pleitos da Carreira junto aos diferentes ministérios com lotação de ATPS, Ministério do Planejamento, Enap, parlamentares e entidades de classe. A minuta da nova lei da Carreira, aprovada em assembleia no segundo semestre de 2015, serve de guia para a atuação da Andeps, reunindo os principais anseios das/os ATPS para a estruturação da Carreira, tais como: lotação centralizada no MP, recomposição da tabela salarial com reequiparação aos Analistas de Infraestrutura, retribuição por titulação e curso de formação inicial.

Além das pautas corporativas, a Andeps tem como atribuição estatutária a defesa das políticas sociais como parte do compromisso das/os ATPS com a construção de um Estado que garanta a efetivação dos direitos sociais, a redução das desigualdades e promoção da justiça social. A Andeps se propõe a contribuir cada vez mais para a qualificação do debate sobre o conjunto das políticas sociais e, em particular, sobre o papel estratégico que nossa Carreira desempenha no aprimoramento e na ampliação das mesmas.

Como participo da Associação?

A Andeps tem o compromisso de realizar uma gestão participativa e horizontal com seus/suas associados/as. Você pode participar do planejamento e das ações da Andeps de várias formas: através dos grupos de trabalho da associação; nas reuniões abertas do Colegiado Diretivo, realizadas uma vez por mês e divulgadas para todos/as os/as associados/as; através das assembleias ordinárias e extraordinárias da categoria divulgadas e convocadas antecipadamente.

Você ainda pode falar conosco através do e-mail institucional associacao.andeps@gmail.com, apresentando dúvidas, sugestões e críticas.

Para saber como se associar, clique aqui.

Colegiado Diretivo

O colegiado diretivo da Andeps é eleito em Assembleia e suas/seus integrantes se dedicam de forma voluntária a desempenhar as ações rotineiras da associação.

Colegiado Diretivo por coordenações:

2018

Administrativo-Financeira – Rodrigo Morais Lima Delgado (MC) Marcela Iwano (MS)

Assuntos Jurídicos – Dirceu Ditmar Klitzke (MS) Rafael Vulpi Caliari (MS)

Assuntos Políticos e Articulação – Élcio de Souza Magalhães (MC)

Comunicação e TI – Thaís Lucena de Oliveira (MS) Ariana Frances Carvalho de Souza (MC) Keren-Hapuque Costa Xavier Lins (MS)

Estudos, Pesquisas e Qualificação da Carreira – Débora Spalding Verdi (MS) Daniel Martins de Carvalho (MC)

Gestão Institucional – Rubens Bias Pinto (MS) Thaís Araújo Cavendish (MS)

Sociocultural – Fernanda Santos Bordalo (MS) Lucas Betti de Vasconcellos (MS) Roberto Bousquet Paschoalino (MDR)

Clique aqui para conhecer o programa do Colegiado Diretivo da Andeps de 2019!