Associe-se

Por que me associar à ANDEPS?

Somos uma carreira relativamente nova e temos desafios importantes como consolidar uma identidade da carreira perante o Estado e, principalmente, para o conjunto da sociedade; conquistar uma estruturação mínima da carreira para que, de fato, ela possa cumprir com suas atribuições legalmente instituídas; e agregar o conjunto das/os integrantes da carreira para uma construção coletiva do nosso presente e do nosso futuro.

Diante destes desafios torna-se fundamental a filiação à ANDEPS, legitimando o papel institucional da Associação na representação da carreira e, principalmente, participando dos espaços decisórios que determinam a direção que queremos seguir enquanto coletivo.

Além disso, atualmente a ANDEPS possui um contrato com a Lima e Volpatti Advogados, o qual permite uma série de consultas jurídicas sobre questões referentes aos direitos coletivos das/dos Analistas Técnicos de Políticas Sociais.

Por que pagar anuidade da ANDEPS?

O Colegiado Diretivo da ANDEPS é eleito a cada ano e seus integrantes se dedicam, de forma voluntária, a desempenhar as ações que envolvem a gestão da Associação. As despesas da ANDEPS são aprovadas anualmente em assembleia e os recursos são direcionados exclusivamente para a execução das ações voltadas ao fortalecimento da carreira e das políticas sociais, bem como para a estruturação da Associação, sendo que a única fonte desses recursos é o pagamento de anuidade de seus/suas associados/as. É com esse recurso que a ANDEPS custeia suas despesas ordinárias e extraordinárias, necessárias para o cumprimento de seus objetivos.

Para onde meu dinheiro vai?

A ANDEPS possui quatro contratos permanentes que demandam pagamento mensal e que são fundamentais para o funcionamento da Associação: assessoria jurídica, assessoria contábil, assessoria de comunicação e escritório virtual. Também, possui despesas bancárias, cartoriais, de manutenção do site e outras despesas administrativas, além de despesas ordinárias, definidas a cada gestão eleita.

 


ASSOCIE-SE

Para se tornar um/a associado/a da ANDEPS é preciso preencher a ficha cadastral. A realização do pagamento da anuidade é condição necessária para o usufruto das parcerias e serviços ofertados pela Associação.

ANUIDADE 2022

Cadastre-se no link abaixo para pagamento com cartão de crédito à vista ou parcelado R$ 50,00 por mês!

Verifique e regularize sua situação financeira de anos anteriores por meio do e-mail financeiro.andeps@gmail.com

Fique em dia com a ANDEPS e contribua para uma carreira mais forte!

 


Dúvidas frequentes: 

01) Os benefícios em termos de conquistas da categoria são estendidos para associados e não associados?

As ações judiciais provocadas pela ANDEPS, se vencedoras, não são estendidas aos não associados. Dessa forma, é preciso estar adimplente à ANDEPS para que os benefícios sejam usufruídos pelos/as associados/as.  

02) Os benefícios em termos de conquistas da categoria são estendidos para adimplentes e inadimplentes?

Determinados atos, como mudança na legislação, valem para todos os membros da carreira, ou seja, para todos e todas ATPS. Já disputas específicas, sejam elas administrativas ou judiciais, tais como mandados de segurança, liminares, só se aplicam aos associados adimplentes com a ANDEPS.

03) Quais ações a ANDEPS tem desenvolvido para a melhoria salarial dos ATPS?

No contexto atual, o que está em debate é a existência ou não da carreira. As questões relativas à melhoria salarial ou melhoria das condições de trabalho estão em segundo plano. Nesse contexto de ameaças, desde a gestão anterior da ANDEPS (biêno 2019/2020), e reforçada pelo atual Colegiado, temos solicitado pedidos de agenda com a Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, que não têm sido atendidos.

No início deste ano de 2022, convocamos várias mobilizações, que se somaram ao corpo de outras carreiras do funcionalismo. A pauta era a reposição de 19% com perdas inflacionárias. Mas constatamos que só membros do Colegiado compareceram a essas mobilizações, e não havia nenhum membro da carreira nos protestos.

O Colegiado faz o acompanhamento institucional da agenda de mobilizações de outras carreiras do serviço público federal, que possuem potencial político de pressão junto ao Congresso e à Administração Federal – notadamente as carreiras do Ciclo de Gestão – como forma de compreender a movimentação do governo em relação à política de valorização do servidor público.  

No momento, a ANDEPS tem como foco a revisão da legislação para garantir a mobilidade dos membros da carreira, dispositivos que fizeram muita falta durante toda a pandemia, com episódios de perseguição política e de negação do teletrabalho em outras situações.

Em resumo, o colegiado é composto por um grupo pequeno de ATPS e faltam condições para realizar todo o monitoramento que seria necessário para o bem estar e desenvolvimento da carreira. Assim, quanto menos arrecadação tivermos, menos condições, ainda, são garantidas para as ações de preservação, cuidado da carreira e na mobilização de recuperação salarial ou em defesa do próprio serviço público, tão atacado nos últimos anos.

04) Quais ações a ANDEPS tem desenvolvido para um plano de carreira que valorize e promova ganhos diferenciados para quem possui pós-graduação?

Dentro do debate sobre a normatização de regras da carreira de ATPS, foi elaborada uma minuta de ato com dispositivos para plano de carreira com alterações que prevejam a mobilidade ao longo do tempo e os critérios técnicos. A proposta é que o documento seja debatido em um grupo de trabalho composto por integrantes da carreira a fim de aperfeiçoar a proposta. Está previsto que, em julho, se convoque uma assembleia da Associação com esse ponto de pauta. Para a questão específica da gratificação por titulação, faremos um grupo de trabalho no segundo semestre de 2022, lembrando que todas estas alterações dependem de mudança de legislação e, portanto, de incidência no Congresso Nacional.

05) Quais ações a ANDEPS tem desenvolvido para incentivar que a maioria dos ATPS, inadimplentes ou não associados, se associem e coloque as mensalidades em dia?

Mensalmente, a equipe da ANDEPS faz um acompanhamento da evolução dos adimplentes e inadimplentes. A partir dos dados levantados, a assistência administrativa da ANDEPS faz contato com as pessoas que se tornaram inadimplentes, oferecendo condições facilitadas para a quitação com a Associação. No entanto, está em análise pelo Colegiado, a possibilidade de conceder perdão a dívidas antigas de associados, para quem está com muitos anos de inadimplência, como forma de recuperar essas pessoas como contribuintes e participantes do cotidiano da Associação. Também são realizadas ações, como sorteios, para valorização dos adimplentes, e como forma de ampliar a sensibilização da importância de contribuir regularmente com a ANDEPS.

06) O que ocorre com o/a associado/a que tenha dificuldade em pagar as mensalidades e se torne inadimplente?

A ANDEPS mantém todos os seus canais abertos para o diálogo e negociação junto aos/às associados/as. Inclusive, isso é reforçado nas correspondências enviadas permanentemente. Além do contato ativo que é feito pela equipe da ANDEPS, há formas de comunicação que garantem o sigilo dos associados. A ANDEPS abre diversas possibilidades para que o passivo de dívidas seja quitado, como parcelamentos e questões mais complexas são analisadas caso a caso.