A Andeps

A Associação Nacional da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais (ANDEPS) congrega e representa as/os Analistas Técnicas/os de Políticas Sociais e, para tanto, realiza um conjunto de ações com o objetivo de defender os interesses da carreira, a valorização e a qualificação das/os ATPS, e de forma estratégica, o fortalecimento do Estado e das políticas sociais. 

Desde sua fundação, em setembro de 2013, cada gestão do colegiado diretivo da ANDEPS, com a participação ativa dos/as associados/as, contribuiu de forma decisiva para a consolidação da carreira e a construção de políticas sociais mais eficientes no país. Os passos dados nessa direção começam com a criação e a estruturação da Associação, passando pela judicialização de pleitos do conjunto da carreira e pela intensa articulação política para a conquista de direitos, até as mobilizações da categoria para a qualificação do debate sobre as políticas sociais e luta contra retrocessos nos direitos sociais. Desse modo, a ANDEPS vem há quase uma década sedimentando o espaço da carreira no Estado e para o conjunto da sociedade.

Neste sentido, destacamos 10 importantes conquistas para a carreira que a ANDEPS contribuiu, direta ou indiretamente, e que só foram possíveis com a efetiva mobilização e participação do conjunto das/os ATPS:

  1. Reajuste salarial 2016-2019
  2. Regulamentação da GDAPS e da progressão
  3. Realização do Seminário “Políticas Sociais: desafios para os próximos 10 anos”
  4. Minuta da nova lei da carreira (confira aqui)
  5. Construção e manutenção de canais de comunicação com associados e público em geral: Site, Facebook, Instagram e Youtube
  6. Liminar deferida contra a suspensão do pagamento da GDAPS aos/às ATPS em exercício na DPU
  7. Realização de debates e elaboração de notas de posicionamento sobre políticas sociais
  8. Elaboração da pesquisa sobre o perfil da carreira
  9. Formatação de cursos e itinerários formativos mais adequados à carreira
  10. Estruturação da Associação

A ANDEPS está em constante defesa dos pleitos da carreira junto aos diferentes ministérios com lotação de ATPS e ao Ministério da Economia, que é responsável pela gestão de recursos humanos no âmbito da Administração Federal. A minuta da nova lei da carreira, aprovada em assembleia no segundo semestre de 2015, tem sido um guia importante para a atuação da ANDEPS, reunindo os principais anseios das/os ATPS para a estruturação da carreira, tais como: lotação centralizada no Ministério da Economia, recomposição da tabela salarial com re-equiparação aos Analistas de Infraestrutura, retribuição por titulação e curso de formação inicial.

Além das pautas corporativas, a ANDEPS tem como atribuição estatutária a defesa das políticas sociais como parte do compromisso das/os ATPS com a construção de um Estado que garanta a efetivação dos direitos sociais, a redução das desigualdades e a promoção da justiça social. Com esse propósito, a ANDEPS busca contribuir cada vez mais para a qualificação do debate sobre o conjunto das políticas sociais e, em particular, sobre o papel estratégico que a carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais desempenha no aprimoramento e na ampliação das mesmas.

O compromisso de realizar uma gestão participativa e horizontal com seus associados e suas associadas tem sido uma orientação permanente da Associação. Assim, mantemos um chamado aberto às/aos ATPS para a participação no planejamento e nas ações da ANDEPS, podendo ser de várias formas: por meio dos grupos de trabalho da Associação; das reuniões abertas do Colegiado Diretivo, realizadas uma vez por mês e divulgadas para todos/as os/as associados/as; das assembleias ordinárias e extraordinárias da carreira divulgadas e convocadas antecipadamente; e também através do e-mail institucional associacao.andeps@gmail.com, apresentando dúvidas, sugestões e críticas.

Para saber como se associar, clique aqui.

Colegiado Diretivo

O colegiado diretivo da ANDEPS é eleito em assembleia e seus integrantes se dedicam de forma voluntária a desempenhar as ações de gestão da Associação por um mandato de 2 (dois) anos.

 

Colegiado Diretivo 2021/2022, por coordenações:

Coordenação Institucional

Ariana Frances Carvalho de Souza

Coordenação de Estudos

Marco Aurelio de Carvalho Nascimento

Andrea Borghi Moreira Jacinto

Pedro de Lemos MacDowell

Coordenação de Comunicação

Karen Emanuella Fernandes Bezerra (Licenciada)

Coordenação Jurídica

Carolina de Campos Carvalho

Vinicius Barbosa de Araújo

Coordenação Administrativa

Manuela Ferreira Osório de Barros

Carla Gisele dos Santos Mota

 

Estatuto

Estatuto Social da ANDEPS

 

Normas

Resoluções do Colegiado Diretivo