Artigo

Com coordenação de ATPS, Ministério das Mulheres lança painel de indicadores de desigualdade de gênero

Foi lançado na última quinta-feira (19), pelo Ministério das Mulheres, o Painel de Indicadores do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero. A ferramenta servirá para o acompanhamento da sociedade civil, gestoras/es das três esferas governamentais e pesquisadoras/es sobre as políticas para mulheres, com base em dados oficiais. A ATPS Camila Rocha Firmino, enquanto Coordenadora no Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, lidera a iniciativa.

Nesta primeira etapa de implantação, será possível consultar, o painel aqui. 

O objetivo é exibir, de modo ágil, dinâmico e amigável, um retrato da realidade das mulheres no País por meio de indicadores de desigualdade de gênero apresentados na forma de gráficos e tabelas, elaborados a partir de fontes oficiais.

“Os indicadores de desigualdade de gênero são fundamentais para orientar a elaboração de políticas para as mulheres. Além disso, a disponibilização desses dados promove o acesso à informação e contribui para o controle social”, afirma Camila Rocha Firmino.

O painel apresenta cinco eixos, e, para cada um deles, um conjunto resumido de indicadores. Os eixos são “Estrutura Demográfica”, “Autonomia Econômica e Igualdade no Mundo do Trabalho”, “Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres”, “Educação para a Igualdade e Cidadania” e “Mulheres em Espaços de Poder e Decisão”.

Uma lista estendida de indicadores e tabelas, juntamente com textos de análise, estão reunidos para consulta no Relatório Anual Socioeconômico da Mulher – RASEAM.

Foto: Filipe Alcântara, Ascom/MMulheres