Artigo

6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional tem participação ativa de ATPSs

Encerra nesta quinta-feira (14) a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), cujo lema é “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”. O evento, realizado em Brasília, marca o retorno do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), que havia sido extinto em 2019 e foi reinstalado em 2023. 

Vários ATPSs participaram ativamente da construção da 6° CNSAN. Entre eles, Tatiane Pereira, da Secretaria Executiva do CONSEA/PR; Élcio Magalhães da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome/MDS; Gisele Bortolini, Bruna Pitasi e Camila Batista, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional/MDS; Ana Gabriela Pudenzi, Iorrana Camboim e Iracema Moura, da Secretaria Executiva/MDA; Iara Attuch, da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único/MDS; Iara Ervilha, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, no Ministério da Saúde; e Thais Cavendish, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.

“A Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi um momento importante de escuta da população para qualificação das políticas sociais de combate à fome, mas também foi um momento de apresentar novas entregas de políticas sociais, nas quais nós, ATPSs, trabalhamos ao longo de 2023. São elas: Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades, Diretrizes Nacionais de Alimentação Saudável na Escola e a Política Nacional de Abastecimento Alimentar, oficializadas por meio de três decretos assinados pelo presidente Lula”, ressaltou Gisele Bortolini, Coordenadora-Geral de Promoção da Alimentação Saudável, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS.

A Conferência, que contou com quase 2 mil participantes, teve como meta mobilizar toda a diversidade social e as redes do setor para debater diferentes práticas, avaliar e propor políticas públicas e programas para a construção do terceiro Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – PNSAN. Durante a fase preparatória, o Consea realizou, conferências municipais, estaduais/distritais, territoriais e encontros temáticos. Ao todo, esses encontros computam 862 conferências municipais, 114 territoriais e 10 livres. A Conferência Nacional terá um total de 1.742 delegados/as de todos os estados e do Distrito Federal, entre representantes da sociedade civil e dos governos.

Foram recebidas pela Comissão Organizadora da 6ª CNSAN um total de 736 propostas oriundas das Conferências de 26 estados e do Distrito Federal, de 21 Conferências Livres e 23 recomendações do Consea, resultando em 296 propostas sistematizadas.