Artigo

Evento no Ministério da Saúde celebra 10 anos da carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais

O 1º Encontro Integrando Pessoas, realizado pela Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (Cogep), do Ministério da Saúde (MS), teve como tema a comemoração dos 10 anos da carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais. O evento, que ocorreu na última segunda (31), contou com concepção e organização das Analistas de Políticas Sociais Andreia Aita e Salesia Freire, com a participação de vários colegas da carreira e com a presença do Secretário Executivo do MS Swedenberger do Nascimento Barbosa.

Durante o evento, Andréa Aita, Secretária Executiva da Comissão de Ética do MS/Substituta destacou a importância da Carreira.

“A homenagem prestada pela Coordenação Geral de Gestão de Pessoas e pela Secretaria Executiva a todos e todas ATPSs do Ministério da Saúde, pelos seus 10 anos de carreira, demonstra um novo tempo de aproximação da gestão de pessoas aos seus servidores e de reconhecimento deste Ministério da grandeza de seu trabalho e de sua capacidade interna de luta e resistência, em defesa do SUS”, disse.

“Essa celebração é resultado da união de um coletivo de mulheres ATPSs, cuja voz recebeu espaço de escuta e acolhimento pela Secretaria Executiva da Comissão de Ética em parceria com a Cogep. Como frutos dessa parceria, outras atividades estão sendo encaminhadas, dentre elas o pleito da revisão da portaria de progressão dos ATPS do MS, que é acompanhado de perto pela ANDEPS, e, também, ações de enfrentamento ao assédio e à discriminação no âmbito da pasta. Continuemos atentos e fortes, com brilho nos olhos e calor no coração!”, completou Andréa Aita.

A ATPS Eva Patrícia Álvares Lopes, que atua na Coordenação Geral de Documentação e Informação, também valorizou a carreira. “Nossa carreira foi concebida num governo que acreditava nas políticas sociais como indutoras da proteção e da promoção social enquanto uma obrigação do Estado. Mas ficamos na maior parte desses 10 anos em busca de garantir pelo menos o mínimo, principalmente para a população mais desassistida. O lema ‘União e Reconstrução’ não serve apenas para o nosso País, serve para nossa carreira, pois agora precisamos estar unidos e unidas na defesa dos ideais que motivaram a criação da nossa carreira e pela sua valorização.”

“Diante desses anseios de valorização, eventos como esse realizado pelo Ministério da Saúde podem não ter sentido para alguns, mas é uma importante oportunidade para nos (re)conhecermos e sermos reconhecidos entre os demais colaboradores do Ministério”, frisou Eva Patrícia.

Em 2028 a carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais alcança uma década de existência. No dia 4 de julho foi o aniversário de 10 anos da posse da primeira turma de Analistas de Políticas Sociais (ATPS) e, nos dias 14 e 15 de setembro, a ANDEPS realizará o III Seminário da Carreira de Desenvolvimento das Políticas Sociais, que vai marcar os 10 anos de criação da carreira no contexto de fortalecimento democrático brasileiro.