Artigo
LABORA! gov realiza oficinas para lideranças mulheres ATPS
O LABORA! gov – laboratório de gestão inovadora no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – realizará duas oficinas temáticas com foco no desenvolvimento de lideranças de mulheres da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais ainda em julho e no início do mês de agosto.
- Oficina “História com dados (Data Storytelling): competências narrativas e linguagem simples”: dia 30/07 – 4:00 às 18:00
- Oficina “Práticas de gestão de times de mulheres líderes ATPS”: dia 02/08 – 14:00 às 18:00
As oficinas terão 4 horas de duração (cada) e serão realizadas remotamente.
As inscrições estão abertas até o dia 29/07 pelo formulário eletrônico: https://bit.ly/oficina_labora
A Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais é composta por uma ampla maioria de mulheres (66%), um percentual bastante superior a muitas carreiras do Poder Executivo Federal. Além disso, são servidoras com graduações diferentes na área de ciências humanas e que atuam em diversos órgãos públicos, em áreas técnicas e muitas em espaços de liderança. Esse perfil das mulheres ATPS é um fator positivo para a carreira, mas que também traz desafios do ponto de vista de práticas e inserção em diferentes espaços e políticas públicas.
Neste sentido, a ANDEPS e o LABORA! gov buscam ampliar o leque formativo voltado especificamente para as mulheres ATPS, abrindo novas oportunidades de capacitação dentro de uma visão de inovação e de geração de soluções a partir dos olhares das próprias servidoras.
O LA-BORA! tem por propósito apoiar e inspirar pessoas e órgãos a inovar e melhorar a experiência das servidoras e servidores para gerar valor público. Criado em dezembro de 2019 pelas próprias servidoras, o laboratório funciona como um espaço de confiança criativa, experimentação, aprendizagem e inovação. A estratégia parte da premissa de que organizações públicas que desejam inovar não podem perder de vista os principais parceiros nesse processo: os próprios servidores e servidoras públicas. Nessa perspectiva, os colaboradores são entendidos como parceiros e cocriam as soluções, interagindo diretamente com os usuários finais dos serviços, com visão sistêmica e empática da realidade.