Artigo

ANDEPS participa do Encontro de Refundação da ARCA

Para atualizar os compromissos de organização coletiva e de construção de um Projeto Nacional de Desenvolvimento Sustentável, foi realizado, na última quinta (27), Encontro de Refundação da ARCA (Articulação Nacional das Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável). A ANDEPS esteve presente na reunião virtual, compartilhando da visão de necessária rearticulação e reafirmou sua adesão à ARCA.

Após quatro anos de fundação e frente aos desafios políticos, econômicos e sanitários que a atual conjuntura impõe, as entidades participantes somaram forças para compartilhar corresponsabilidades e aperfeiçoar a convivência coletiva no âmbito da ARCA. 

O colegiado da ANDEPS entende que a iniciativa se faz ainda mais necessária nesse contexto adverso para os servidores públicos e em relação aos recursos que temos, enquanto Estado, para prover serviços públicos para a população.

O movimento de refundação busca tomar partido da potência das associações e ativar a rede de servidores/as públicos/as que pertencem às mais diversas carreiras, estão presentes em uma amplitude representativa de órgãos e territórios, e principalmente, possuem capacidades fundamentais para elaboração de ações futuras dentro da ARCA.

A soma de esforços, conhecimentos e capacidades compartilhadas – de apoio jurídico, iniciativas de comunicação e de assessoria política – dá aos servidores melhores condições para enfrentar questões que vêm os atingindo no atual contexto, como o assédio institucional. Juntos, é possível maior efetividade nas disputas por recursos, orçamentos e narrativas.

A diversidade, valor presente nas múltiplas carreiras nas diferentes visões de servidores e servidoras sobre o funcionamento do Estado e o alcance das políticas públicas, se reflete na própria composição da ARCA e se mostra fundamental na construção das iniciativas no âmbito da Articulação. Mais diversidades, mais mulheres, mais negros, mais indígenas, mais representações regionais, retroalimentam o funcionamento da ARCA e fortalecem a sustentabilidade do próprio Estado.