Artigo

ATPS aborda racismo e população em situação de rua em caderno de estudos do MDS

Em evento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), no último 11 de dezembro, foi lançado o Caderno de Estudos nº 37 com o tema “População em Situação de Rua: Conceitos, Métodos de Contagem e Políticas Públicas”. O mote do estudo é: “Primeiro, conhecer. Depois, transformar”, em reconhecimento aos poucos dados disponíveis sobre as pessoas que estão em situação de rua no País. A ATPS Ana Luísa Coelho Moreira participa da publicação com artigo que aborda o racismo e a população em situação de rua. 

Em seu texto, intitulado “A População em Situação de Rua e o Enfrentamento aos Racismo”, a ATPS e coordenadora no Ministério da Igualdade Racial (MIR) Ana Luísa Coelho Moreira busca provocar uma reflexão acerca da (re)formulação, execução e acompanhamento das políticas públicas pensadas para a população em situação de rua, e o enfrentamento ao racismo. Ela, ainda, estimula o debate sobre o impacto do racismo na vida dessas pessoas, na medida em que se possa reconhecer que as desigualdades raciais e de gênero impossibilitam o avanço de um compromisso democrático de justiça social.

“Pautar a luta antirracista neste âmbito requer também o engajamento da sociedade civil e das organizações não governamentais – fundamentais para o diálogo na construção coletiva –, de modo que possa envolver o poder público, a sociedade civil representativa e as próprias pessoas em situação de rua, para que seja possível enfrentar os desafios e construir uma sociedade mais justa”, destaca Ana Luísa. A publicação está disponível para download

I Encontro Nacional de Mulheres em Situação de Rua

O I Encontro com as Mulheres em Situação de Rua e suas Diversidades aconteceu entre 09 e 11 de dezembro, no Palácio do Planalto. Promovido pelo Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua (CIAMP-Rua), o evento reuniu representantes de movimentos sociais, autoridades e especialistas para debater os desafios enfrentados por mulheres nessa condição, em especial a urgência de políticas inclusivas contra machismo, racismo e transfobia. ATPS Ana Luísa Coelho Moreira foi palestrante na mesa “Combate à violência: feminicídio zero e combate ao racismo” e abordou o desafio das políticas públicas no enfrentamento às desigualdades de gênero e raça e o compromisso dos órgãos governamentais de priorizar a população em situação de rua, em especial as mulheres.