Artigo
ATPS integra iniciativa da Enap com OCDE para inovação no desenho de serviços públicos
Foi lançado no final de agosto pela Enap, em parceria com a OCDE, o Modelo de Inovação em Desenho de Serviços Públicos (MINDS), que visa melhorar a oferta de serviços, colocando as pessoas usuárias no centro do processo. A ATPS Carolina Coppetti integra a iniciativa como gerente de projetos da Enap.
O novo projeto busca, a partir da colaboração com diversos órgãos, construir um modelo de inovação em (re)desenho de serviços públicos. O lançamento contou com a presença da presidenta da Enap, Betânia Lemos, da diretora do Departamento de Inovação Governamental do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Claudia Martinelli, da diretora de Inovação, Camila Medeiros, do coordenador-geral de Inovação do Gnova, Pedro Marcante, e de Bruno Monteiro, representante da OCDE.
“O MINDS visa colocar as pessoas no centro dos processos de (re)desenho de serviços públicos, auxiliando no mapeamento das diferentes jornadas e colocando à disposição dos servidores ferramentas de inovação adequadas ao contexto público”, explicou Carolina Coppetti.
Com previsão de duração de 18 meses, o MINDS apoiará a consolidação do conhecimento construído ao longo dos oito anos de existência da Diretoria de Inovação (GNova) da Enap, que hoje é referência na inovação em serviços públicos. A GNova, junto com o Observatório de Inovação em Serviços Públicos da OCDE, pretende desenvolver um modelo e uma caixa de ferramentas orientados para a ação, de modo a fortalecer a promoção e o apoio à inovação nos serviços públicos.
O modelo e a caixa de ferramentas serão alinhados com os propósitos de inovação, co-criação e criação de valor. Tal abordagem busca que os serviços públicos sejam projetados, entregues e avaliados com base nas necessidades das cidadãs e dos cidadãos, permitindo a experimentação e o envolvimento de partes interessadas na busca por soluções inovadoras. Além disso, visa melhorar os serviços públicos, reforçando a contribuição da administração pública para o crescimento econômico e o bem-estar social.
Os/as interessados/as em colaboração com o projeto podem se inscrever para participar da equipe volante neste link.