Artigo

ATPS Rafael Xucuru-Kariri tem tese indicada ao Prêmio Capes 2024

Tempo de leitura: 2 minutos

A tese de doutorado intitulada “Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos”, do Analista de Políticas Sociais Rafael Xucuru-Kariri, foi indicada ao Prêmio Capes de Tese 2024. O trabalho vai representar na premiação a Universidade Federal da Bahia (UFBA), na área de Ciências Sociais.

No Brasil, os povos indígenas escrevem cartas desde o século XVII, mas essa produção epistolar não recebeu a devida atenção dos analistas políticos, cientistas e formadores de opinião. Nesta pesquisa Rafael Xucuru-Kariri apresenta e analisa um conjunto de 1000 cartas escritas nos últimos cinquenta anos, presentes no site As Cartas dos Povos Indígenas ao Brasil – primeiro arquivo digital de correspondências entre esses povos e a sociedade brasileira.

“Percorro o caminho dessas cartas, em diferentes contextos políticos, analisando como o discurso público dos povos indígenas reivindica suas terras com base em concepções próprias de justiça, retomada, Bem Viver e liberdade, diante de um Estado caracterizado como colonial, tutelador da vontade dos indígenas e voltado para um projeto de morte”, relata Rafael na tese.

Para tanto, foi mapeada a circulação das cartas e definidas como documentos públicos dos povos indígenas sobre si e sobre as sociedades com as quais convivem, buscando compreender como é viver e morrer sendo indígena no Brasil. O trabalho adota referenciais teóricos de Duncan Ivison (2020), sobre as manifestações dos povos indígenas para as democracias liberais contemporâneas, com as concepções de carta pública de Maria José Bergia (2019) e Suzane Costa (2013), aliadas às reflexões de Ailton Krenak (2015) sobre o lugar dos povos indígenas na sociedade brasileira.

O estudo é finalizado demonstrando como a retomada do Brasil pela política se manifesta e se potencializa por meio do fenômeno da comunicação pública entre os indígenas e o país.

A 19ª edição do Prêmio CAPES de Tese reconhecerá os melhores trabalhos de doutorado defendidos no Brasil em 2023 em cada uma das 50 áreas de avaliação estabelecidas pela Agência e que fazem parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação.

A tese está disponível no repositório da UFBA.


Posts Recentes