Artigo

ATPSs atuam na construção da Política de Cuidados

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último domingo, 05, teve como tema da redação “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Abordar essa questão no Enem incentiva a reflexão não só dos 3,9 milhões de inscritos no exame, mas de toda a população brasileira.

No âmbito do Governo Federal, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e o Ministério das Mulheres vêm conjuntamente construindo uma Política Nacional de Cuidados. E um dos desafios é mapear, reconhecer e valorizar o trabalho de cuidados, realizado em grande maioria pelas mulheres e muitas vezes invisível e subestimado.

As ATPSs Camila Salvador Cipriano, Juliana dos Santos de Almeida Sampaio, Luiza Lobato (em licença capacitação), Maria Carolina Pereira Alves, Paula Rincon Afonso Costa e Raphaella de Almeida Bandeira compõem esse time no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. “Trazer o tema à tona neste ciclo da vida, em que os jovens estão se preparando, é de suma importância para fortalecer um processo de transformação cultural para uma nova organização social do cuidado equitativa, justa e sustentável”, afirma Juliana Sampaio. Para a ANDEPS é um orgulho ter Analistas de Políticas Sociais atuando na linha de frente da formulação dessa nova política pública.