Artigo
ATPSs participam de Programa de Lideranças na Universidade de Indiana
Os Analistas de Políticas Sociais (ATPSs) Ana Carolina Ferreira e Paulo Augusto Goulart participaram do Programa Executivo de Competências para Liderança, uma iniciativa da Diretoria de Educação Executiva da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Paul H. O’Neill – Escola de Assuntos Públicos e Ambientais, da Universidade de Indiana nos EUA. A capacitação ocorreu entre 11 e 15 de março de 2024 e contou com 29 servidoras/es de diferentes áreas do Governo Federal.
O Programa foi formatado para servidores e servidoras em cargos de liderança do serviço público federal. Nesta edição, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR) somaram esforços com a Enap, oferecendo bolsas para participação de servidores negros no Programa.
A ATPS Ana Carolina Ferreira, que ocupa atualmente o cargo de Coordenadora-Geral de Apoio à Gestão Descentralizada do SUAS na Secretaria Nacional de Assistência Social/MDS, relatou que “foi uma experiência incrível ter participado do Programa e, destacou, que isso só foi possível pela disponibilização de bolsas de ação afirmativa ofertadas pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), que custeou todo o curso e a hospedagem. Essa foi a terceira oferta desse Programa e apenas uma pessoa negra havia participado nas edições anteriores. Já nesta edição de 2024 mais de 50% das/os alunas/os eram pessoas negras.
“Foi um momento transformador, definitivamente um marco na minha vida profissional. Foi a minha primeira experiência profissional no exterior e um momento precioso, em que pude ter contato com pessoas negras altamente qualificadas e comprometidas com um Estado melhor, mais inclusivo e efetivamente mais representativo”, enfatizou o ATPS Paulo Goulart, Coordenador-Geral de Fortalecimento Institucional na Secretaria de Serviços Compartilhados do MGI.
Durante a semana, na cidade de Bloomington, os participantes tiveram diferentes sessões ministradas por profissionais qualificados, dentre os principais tópicos trabalhados estão a resolução de conflitos e negociação, comunicação para liderança e gestão da diversidade nas organizações.
“Acredito que foi uma experiência inovadora tanto para nós como para a organização do curso, que precisou refletir sua dinâmica voltada majoritariamente, para homens brancos. Como uma primeira experiência profissional fora do Brasil, o curso teve grande impacto para minha formação como liderança negra feminina no serviço público federal. Espero que mais bolsas sejam garantidas nas próximas edições garantindo que mais servidoras/es públicas/os negras/es tenham a essa oportunidade de capacitação, troca e conhecimento de culturas e atuações distintas de sua experiência de trabalho atual, e que a Enap continue investindo na diversidade e combate à desigualdade no serviço público”, concluiu Ana Carolina.