Artigo
ATPSs são homenageadas nos 10 anos do Conselho Nacional dos Direitos Humanos
![](https://andeps.org.br/wp-content/uploads/2024/06/cecilia-no-cndh-799x500.jpeg)
A sessão solene de celebração dos 10 anos do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) foi realizada na Câmara dos Deputados na última terça-feira (4/6) e reuniu autoridades como o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania Silvio Almeida, parlamentares, gestores e representantes da sociedade civil. Entre as pessoas homenageadas, duas Analistas de Políticas Sociais: Caroline Dias dos Reis e Cecília Bizerra Sousa – que atuaram como coordenadora-geral e assessora de comunicação do CNDH, respectivamente.
Caroline, atual secretária-executiva adjunta do MDHC, lembrou emocionada que o CNDH faz parte da sua trajetória e que foi afastada durante a gestão da ministra Damares Alves. “O CNDH me fez mais forte, mais competente, e se eu estou onde estou hoje foi por conta dele. […] Eu fiquei no CNDH durante um ano e eu não fiquei mais porque fui interrompida, não foi porque eu quis. Mas retornei, e agora ajudo em outros fronts”, relatou.
Além de celebrar e relembrar ações promovidas ao longo da década, a sessão solene visou sensibilizar a sociedade para a cultura dos direitos humanos de modo a reforçar a missão e a visão do CNDH, além de refletir sobre os desafios para os próximos anos.
“Qualquer instituição só existe por causa das pessoas. E as pessoas vão passando pelas instituições e deixando suas marcas. Falar sobre as pessoas que deixaram marcas na minha vida, além do CNDH, é importante porque elas me ajudaram a ser quem fui durante o trabalho no Conselho e quem sou hoje”, afirmou Cecília Bizerra.
“Eu tive a oportunidade de trabalhar nos anos de 2010 e 2011 com a deputada federal Luiza Erundina e ela dizia que ‘quando a gente é picada por esse germezinho dos direitos humanos é para sempre’. Assim não tem mais jeito, a sua vida segue em função dos Direitos Humanos”, lembrou.
Entre os presentes no evento, estiveram o defensor público-geral federal, Leonardo Magalhães, da Defensoria Pública da União (DPU); a subprocuradora-geral de Justiça, Denise Vinci Túlio, integrante do Ministério Público Federal (MPF); a conselheira Daiane Lira, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o representante na América do Sul do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos humanos, Jan Jarab; o representante da Embaixada da União Europeia no Brasil, Jean Pierre Bou; e a integrante do Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH), Fernanda Lapa.