Artigo
Conheça os editais dos concursos para ATPS de 2012 e 2016
Enquanto se aguarda a publicação do edital de um novo concurso para a carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais, previsto para dezembro de 2023, e a realização, pela primeira vez, do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) a ANDEPS resgata os dois editais de concursos públicos já realizados para Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS).
Por meio deles, é possível avaliar os conteúdos que compuseram os programas das provas e como foram desenhados os editais. No entanto, é fundamental salientar que eles servem apenas de referência para quem está interessado no próximo concurso. As regras que vão valer serão as que forem publicadas no edital em dezembro.
A ANDEPS tem atuado para que o concurso de 2024 siga os moldes mais próximos do que ocorreu em 2012, mais completo em termos de matérias, uma vez que edital de 2016 enfocou a área de saúde.
EDITAL nº 5, 23/08/2012 – 825 VAGAS: EDITAL CONCURSO 2012
EDITAL nº 7, 25/11/2016 – 25 VAGAS: EDITAL CONCURSO 2016
Concurso Nacional Unificado
O Concurso Nacional Unificado é uma iniciativa proposta pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos aos outros órgãos do governo federal. O objetivo é centralizar os certames autorizados para o recrutamento e a seleção de servidores públicos federais nas vagas autorizadas em diferentes órgãos e entidades públicas do Governo Federal. Esse modelo unificado agiliza a contratação de servidores reconstruindo a capacidade dos órgãos após a perda de 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos.
Anúncios realizados
Em entrevista coletiva no dia 18 de julho, a ministra Esther Dweck, do MGI, anunciou mais um bloco de concursos públicos. Na ocasião, foi confirmada a realização de concurso provendo 500 vagas para ATPS. Posteriormente, em 29 de setembro, também em coletiva, a ministra divulgou as diretrizes do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) e a composição dos órgãos de governança do certame (Decreto nº 11.722). Além disso, informou que 20 órgãos haviam aderido ao CNU até aquela data, fazendo com que 6.590 vagas comporiam a nova modalidade unificada de concurso.
Cronograma previsto
Até 20/dez – publicação do edital do Concurso Nacional Unificado
25/fev – data indicativa inicial para realização da prova, em dia único