Artigo
MGI digulva dispositivo com regras para a realização de concurso de movimentação coletiva

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou nesta quarta-feira, 23 de julho, a Portaria SEGES/MGI Nº 5.951/2025, que dispõe, dentre outros pontos, sobre a “realização de concurso de movimentação coletiva” para integrantes da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais.
Conforme o dispositivo, a movimentação terá como destinos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional localizados nos estados e no Distrito Federal. O concurso de movimentação tem como objetivos, por exemplo: “maximizar a alocação profissional estratégica”, “compatibilizar os objetivos individuais das pessoas ocupantes dos cargos as demandas e resultados institucionais dos órgãos e entidades” e “promover a autorrealização e o bem-estar profissional”.
Quando da abertura dos editais pelos respectivos órgãos e entidades da administração pública, o(a) candidato(a) deverá indicar no formulário de inscrição, em ordem de prioridade, até duas vagas disponíveis.
Vale ressaltar, ainda, que a participação no concurso “poderá pontuar para fins de processo seletivo” no Programa de Capacitação de Longa Duração (PCLD).
A ANDEPS acompanha o tema e trará mais informações tempestivamente.
Confira a portaria na íntegra: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-seges/mgi-n-5.951-de-22-de-julho-de-2025-643595216