Artigo
Publicação sobre inovação no setor público tem apoio dos ATPSs que atuam na Enap
Foi lançada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) a publicação “Caminhos da Inovação no Setor Público”, que contou com o apoio dos Analistas de Políticas Sociais Pedro Pires, coordenador-geral substituto do GNova Lab e Danilo Campos, da mesma equipe. Bruna Santos, ex-diretora da GNova assina a organização.
A publicação vem para auxiliar na compreensão das necessidades e barreiras a serem superadas no caminho da inovação governamental, e, assim, consolida e amplifica conhecimentos dispersos no setor público sobre inovação, sistematizados pela GNova.
“Um dos objetivos da coletânea era representar discussões de projetos e temas das quatro coordenações da diretoria de inovação da Enap, a GNova. Alguns capítulos trazem resultados e aprendizados de programas, enquanto outros abordam o que vem ocorrendo em algum tema importante para o debate sobre inovação no País”, assinala Pedro Pires.
Na opinião de Danilo Campos, “a coletânea é uma importante publicação que discute possibilidades e desafios do campo de Inovação em Governo, com perspectivas práticas de como inovar frente aos desafios e problemas públicos que as políticas públicas devem endereçar”.
Dividida em oito capítulos, a coletânea aborda a inovação como agenda institucional, como prática e escolha para a transformação do Estado, e analisam as maneiras pelas quais os governos podem liderar, capacitar e apoiar a administração pública inovadora. O material fornece insights sobre o papel do design sistêmico, dos modelos jurídicos, da seleção e da gestão de pessoas, da experimentação, do empreendedorismo, do monitoramento e da avaliação na promoção de serviços públicos inovadores.
A estrutura no recém criado Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos está refletida em temas que são tratados na publicação “Caminhos da Inovação no Setor Público”, demonstrando a importância e a atualidade do tema da inovação na Administração Federal a partir de 2023.