Artigo
Semana de avaliação

“Práticas, conhecimentos e evidências em políticas públicas”. Este é o tema da segunda edição da Semana da Avaliação, que ocorre até esta quinta-feira, 22 de maio, em Brasília. Ana Carolina Pareschi, Fernanda Serpa, Tamille Dias, Patricia Couto e Luiz Barcelos, membros da carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais, fazem parte da comissão organizadora do evento.
Tamille Dias, atual coordenadora-geral de evidências da ENAP, uma das idealizadoras do evento que está sendo feito em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Ministério do Planejamento e Orçamento, a Fiocruz Brasília, a Embrapa e o Ipea, destaca a importância do cargo de ATPS na pauta de Políticas Informadas por Evidências. “A produção e a intermediação de conhecimento sistematizado são fundamentais para o aprimoramento das políticas sociais, pois nos permite identificar e caracterizar problemas públicos, diagnosticar gargalos de implementação e apoiar o redesenho de serviços para que as políticas cheguem, de fato, à população. Ao trazer informação qualificada para informar as decisões, fortalecemos a transparência, ampliamos a participação e promovemos o controle social. Nesse contexto, as Analistas de Políticas Sociais são essenciais para os campos de evidências para políticas públicas, monitoramento e avaliação, justamente pelo nosso papel estratégico na transformação de informação qualificada para orientar o aprimoramento das políticas sociais, a serviço da cidadania e da inclusão. Essa atuação é transversal e perpassa todo o processo de políticas públicas, portanto, a importância dos ATPS é tão fundamental.” destaca Tamille Dias.
Na mesma linha, Patrícia Couto destaca que a Semana “é um excelente momento para promover a cultura de avaliação”. Ana Carolina Pareschi avalia que a integração entre as instituições envolvidas “fortalece as redes de monitoramento e avaliação do setor público e auxilia a todos na melhoria da comunicação sobre evidências para os tomadores de decisão e sociedade como um todo”.
O evento está sendo transmitido pelo perfil do YouTube da ENAP e da Fiocruz Brasília e ficará gravado nos links: https://www.youtube.com/watch?v=oJkgaU8bvBs ou https://www.youtube.com/watch?v=_1gS_9Mo55g