Artigo

Transversalidade, concurso e valorização salarial são pautas em reunião da ANDEPS com MGI

Na última sexta, 19, a ANDEPS se reuniu com a Diretoria de Relações de Trabalho (DERET) do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos para tratar das principais pautas de interesse da carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais, como transversalidade, concurso público e valorização salarial.
Em relação à transversalidade, o diretor substituto do DERET, José Borges, mostrou compreensão sobre os impactos negativos para a carreira e para a administração pública causados pelas barreiras à mobilidade dos ATPS e pela ausência de um órgão central de gestão da carreira.
As representantes da coordenação de Arquitetura de Carreiras, Delciene Pereira e Sueli Araújo de Amorim, demonstraram interesse em ouvir a ANDEPS sobre aspectos do concurso público previsto. A Associação destacou que questões essenciais, como a transversalidade e a gratificação por titulação precisariam ser resolvidas antes do próximo concurso de ATPS.
Sobre a demanda de valorização remuneratória, o MGI apresentou os obstáculos da realidade fiscal. A ANDEPS enfatizou que, considerando esse cenário, espera que o MGI aja para diminuir as desigualdades entre as carreiras e não permitir que, mais uma vez, as carreiras melhor remuneradas recebam mais benefícios.
Participaram, pelo colegiado da ANDEPS, Marcy Figueiredo, da Coordenação Institucional, e Laís Maranhão, da Coordenação Jurídica, acompanhadas pelo assessor jurídico da associação, Fábio Lima.