Artigo

8/1: para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça, e para ir além

Neste 8 de janeiro de 2024, a ANDEPS se junta às demais instituições democráticas brasileiras e manifesta-se em repúdio aos atos violentos e antidemocráticos ocorridos há um ano, quando grupos extremistas invadiram as sedes dos Três Poderes da República. Lembrar essa data é um ato de defesa da democracia: para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça, e para ir além.

O que ocorreu naquele 8 de janeiro foi inédito e gravíssimo para a democracia de nosso país. Mesmo que algumas vozes, após o ocorrido, minimizem os fatos daquela tarde de domingo, não podemos deixar de designá-lo como uma tentativa de golpe às instituições brasileiras. Pessoas inconformadas com o resultado das eleições, que não aceitam as regras democráticas, vandalizaram símbolos nacionais buscando a desestabilização do país e soluções extremas para que o comando do país fosse transferido para Poder Militar.

Essa ação antidemocrática, que visava desconstituir a transição de poder para o presidente eleito pela maioria das brasileiras e dos brasileiros, serve de alerta para sabermos que a democracia é sempre construída e reafirmada no dia a dia, continuamente, no respeito à Constituição e na efetivação de políticas públicas.

A ANDEPS, enquanto representante da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais, repudia qualquer ação antidemocrática e atua, junto com suas associadas e seus associados, para efetivar uma democracia material, que garanta o resultado das eleições, mas que também concretize um Estado promotor de dignidade e equidade para todos/as os/as brasileiros/as.