Artigo

ATPSs contribuem com sucesso do Programa LideraGOV

Em sua terceira edição, o Programa LideraGOV de Desenvolvimento de Líderes vem sendo implementado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com a participação ativa de Analistas de Políticas Sociais (ATPS). O programa foi instituído em 2020 pela Portaria Conjunta nº 254, do Ministério da Economia. 

O LideraGOV promove uma experiência de formação inovadora e diferenciada, orientada para o desenvolvimento de competências de liderança. O percurso formativo do programa possui carga horária de 120 horas de atividades distribuídas ao longo de oito meses, acrescidas de 20 horas suplementares de atividades de suporte à transferência da aprendizagem para que o participante possa aplicar as competências desenvolvidas.

“O Programa LideraGOV representa um marco significativo na formação de líderes no setor público. Destaco a valiosa contribuição dos servidores ATPSs para o sucesso desse Programa. O percurso começa no processo seletivo do LideraGOV, que busca identificar servidores públicos federais com perfil, potencial e motivação para impulsionar a mudança”, explica a ATPS Maristela de Carvalho, Coordenadora do Programa LideraGOV, na Enap.

Muitos dos egressos, mentores, professores e parceiros do LideraGOV são ATPSs. “E olha, não é fácil entrar, a concorrência tem sido alta em qualidade e quantidade, mas nós, ATPSs, estamos marcando presença em todas as quatro edições do programa. É uma honra fazer parte desse movimento, trilhando um caminho que não só nos desafia, mas nos inspira a sermos líderes visionários. Estamos construindo um legado, moldando o futuro do serviço público com inovação e paixão”, complementa Maristela. 

A ATPS Luana Silveira Faria, Coordenadora-Geral de Integração e Inovação e cofundadora do LA-BORA!Gov, no MGI, é uma das colaboradoras do LideraGOV. Ela atuou como professora e mentora no Programa e destaca a importância da iniciativa para o serviço público. “O LideraGOV foca na formação de líderes no setor público. Ao desenvolver habilidades de liderança, o Programa ajuda a melhorar a gestão e o desempenho na Administração Pública, já que líderes bem preparados promovem mudanças positivas e inovadoras no governo​​​​.”

Em 2023, uma edição extraordinária, fruto da parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a Enap, teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento de lideranças negras, preparando-as para a possível ocupação de cargos estratégicos. A iniciativa contribui com a implementação do Decreto nº 11.443, de 21 de março de 2023, que dispõe sobre o preenchimento por pessoas negras de percentual mínimo de cargos em comissão e funções de confiança no âmbito da administração pública federal.

Luana ressalta os resultados importantes alcançados, como o desenvolvimento de competências de liderança em servidores públicos federais. “Isso é evidenciado pelo rigoroso processo seletivo e pelo foco em treinamento e mentoria. Os desafios futuros podem incluir a aplicação prática dessas habilidades no ambiente de trabalho, garantindo que as melhorias na liderança se traduzam em melhorias tangíveis no serviço público. Além disso, o programa enfrenta o desafio contínuo de se adaptar e responder às mudanças dinâmicas no setor público. O que eu vivenciei nesses anos como professora e mentora no programa foi que as turmas são uníssonas em animação e isso se traduz em um sentimento de transformação pelo afeto”, conclui a ATPS.

No evento de encerramento da terceira edição do LideraGOV, em dezembro de 2023, estiveram presentes alguns dos ATPSs que participaram de diferentes edições como líderes, mentores, professores, avaliadores. São eles: Fábio Costa (Edição 1.0); Tacila Mega (Edição 3.0); Eva Patricia Lopes (Edição 3.0); Danilo Campos (Edição 3.0); Ana Carolina Bezerra (Edição 3.0); sentada: Luana Faria (professora e mentora); sentada: Maristela de Carvalho (Edição 1.0 e coordenadora pedagógica); Jéssica Martins (Edição 3.0); Marcy Figueiredo (professora e avaliadora); Marcelo Bastos (Edição 2.0, professor e curador); Danilo Mendonça (Edição 2.0); e Natália Cassanelli (coordenação na Enap).