Artigo
Abril Indígina

Neste mês de abril, marcado pela celebração do Dia dos Povos Indígenas, é importante lembrar que a atenção à saúde deste grande segmento do nosso povo é mais uma das áreas que contam com o apoio da carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais. Com o objetivo de gerar conhecimento para o preparo de profissionais e o respaldo à promoção de políticas públicas, nasceu o painel “Saberes – Encontros e Diálogos em Saúde Indígena”, que elenca dados demográficos e informações sobre como cada povo compreende e se relaciona com o cuidado à saúde em seu território.
Conforme destaca a ATPS Sara Mota, coordenadora de produção do painel, a iniciativa tem como ponto de partida “a inquietação comum às pessoas que atuavam no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena em relação à garantia da interculturalidade no cuidado, baseada no reconhecimento, valorização e respeito aos sistemas indígenas de saúde”. O projeto é ainda um marco na união de diferentes gerações de ATPS, uma vez que conta com a participação dos também integrantes da carreira Andrea Borghi (in memoriam), Pedro Macdowell e Rafael Xucuru-Kariri, e tem na equipe de produção Gilmara Reis, aprovada na primeira etapa do CPNU e que hoje está no curso de formação.
Ao projeto se somam, dentre outros atores em nível federal e estadual, indigenistas e trabalhadoras e trabalhadores da Universidade Federal da Bahia, da Secretaria Estadual de Saúde e do Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia. Os dados do repositório foram levantados a partir de entrevistas com lideranças, parteiras, pajés, conselheiros e trabalhadores da saúde indígena, e por meio da revisão da literatura científica.
Sara Mota aponta que a “interculturalidade nas políticas sociais voltadas para os povos indígenas, mais especialmente a política de saúde, é ainda hoje um grande desafio no âmbito das políticas públicas brasileiras”. A criação do painel está alinhada a diretrizes da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) de enfrentamento aos problemas que afligem a situação de saúde dos povos indígenas e conta com recursos do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS).
Para saber mais sobre a plataforma e conferir todos os dados, acesse o link: http://saberesindigenas.isc.ufba.br/