Nota

Homeganem

Tempo de leitura: 2 minutos

“Uma mulher ousada, aguerrida, generosa. Filha da classe trabalhadora brasileira, com trajetória acadêmica e profissional brilhantes, nunca se conformou em brilhar sozinha”. Assim, Cecília Bizerra, da Coordenação de Comunicação e Cultura da ANDEPS, define a trajetória da economista, servidora pública e ativista Roseli Faria, falecida neste mês de setembro.

O artigo, veiculado na edição impressa e no site do Correio Braziliense no último sábado, 27 de setembro, exalta o histórico de luta por um país mais justo, sobretudo do ponto de vista da igualdade racial e de gênero. Conforme destaca a publicação, o foco da Analista de Planejamento e Orçamento era “a inclusão desses públicos no orçamento — elemento fundamental de sucesso de qualquer política pública”.

O título “Por Roseli Faria, e por tantas outras, seguimos em marcha!” deixa ainda mais evidentes as repercussões positivas de sua atuação dentro e fora do serviço público e como o seu legado motiva outras mulheres negras a irem além, a despeito de um persistente contexto estruturalmente assimétrico.

“Rose também mobilizou palavras de homenagem e respeito: de autoridades, organizações sociais e até mesmo do presidente da República”, lembra a autora do artigo, que conclui: “Descanse em paz, Rose. Você deu check em todas as tarefas”.

Leia o artigo na íntegra no link: https://share.google/LF7KcF3kjjLRDu2SP