Artigo

ANDEPS conduz pesquisa sobre a Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais

Considerando a importância de promover práticas de gestão na Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais, baseadas nas melhores evidências disponíveis, a ANDEPS, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e o Insper, conduzirá um conjunto de ações estruturantes voltadas à pesquisa em 2024 e 2025. 

A primeira delas é a “Pesquisa sobre a Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais”, um estudo longitudinal cujo objetivo é orientar futuras iniciativas de fortalecimento da carreira no que diz respeito (1) ao fomento à criação de uma identidade própria, dando sentido de unidade e integração ao corpo de servidoras e servidores da carreira; (2) às melhorias profissionais individuais e coletivas e de formação do corpo da carreira; (3) à promoção de engajamento político-institucional entre ATPSs e outras carreiras; e (4) à verificação da qualidade da seleção e do recrutamento de servidores e servidoras ATPS da 3ª turma, que irá ingressar em 2025, de perfil vocacionado em Políticas Sociais.

A aplicação do 1º survey nas 1ª e 2ª turmas ocorrerá em novembro de 2024. Os pesquisadores responsáveis pela pesquisa são as professoras Gabriela Lotta (FGV/EAESP) e Joana Story (FGV/EAESP) e o professor Gustavo Tavares (Insper). 

Está prevista ainda a aplicação de um 2º survey junto à 3ª turma, até março de 2025, preferencialmente antes do início do curso de formação.

Após essas etapas, a ANDEPS prevê a continuidade de ações como o estímulo à criação de uma rede de trajetórias e de painel de dados, além da elaboração de relatórios e realização de eventos técnicos-científicos que possam debater e retroalimentar os resultados obtidos. 

Objetivos e metodologia do 1º survey

O 1º survey busca descrever perfil demográfico/biográfico/profissional dos participantes; descrever atitudes, habilidades e comportamentos no trabalho; identificar fatores individuais e contextuais associados às atitudes, habilidades e comportamentos; identificar fatores motivacionais e desmotivacionais; investigar o impacto do teletrabalho sobre atitudes e comportamentos; e identificar experiência de assédio no trabalho. 

A metodologia deste 1º survey prevê uma amostra mínima de 300 participantes, com  coleta de dados por meio de questionário contendo questões fechadas e abertas. A análise de dados das questões fechadas utilizará avaliação psicométrica e regressão linear múltipla; já as questões abertas terão análise de conteúdo.

A participação dos/as ATPSs é voluntária e anônima. Os dados pessoais e sensíveis serão mantidos em sigilo e apenas serão divulgadas análises agregadas e com dados desidentificados. O questionário tem o tempo de resposta estimado de 15 minutos. Valorize a iniciativa e participe! Acesse o questionário