Artigo

ANDEPS manifesta apoio à Marcha das Margaridas em Brasília

“Pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”: esse foi o lema da 7ª Marcha das Margaridas, realizada em Brasília e que teve seu encerramento nesta quarta-feira (16). Milhares de mulheres do campo, das florestas, das águas e das comunidades e dos povos tradicionais marcharam na Esplanada dos Ministérios para reivindicar políticas públicas voltadas para a reforma agrária, a conservação ambiental e a promoção do trabalho, de direitos e de dignidade para as mulheres do campo.

No encerramento da Marcha das Margaridas foi realizado um ato político que contou com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministras e ministros de Estado.
Um conjunto de medidas foi anunciado pelo governo federal buscando responder às demandas dos movimentos sociais. Entre elas, plano emergencial de reforma agrária, com prioridade para mulheres rurais, e o lançamento do Pacto Nacional de Prevenção ao Feminicídio. Programas de apoio à produção de mulheres no campo, bem como de emissão de documentação civil também estiveram entre os anúncios.

O trabalho desenvolvido por Analistas de Políticas Sociais é fundamental para as políticas anunciadas e outras já existentes, que conferem dignidade às mulheres do campo. Patrícia Mourão, ATPS e Coordenadora-Geral de Organização Socioprodutiva de Mulheres Rurais da Subsecretaria de Mulheres Rurais do MDA, teve participação essencial na construção do anúncio de quintais produtivos na Marcha das Margaridas.

“O Programa de Quintais Produtivos contribui com a segurança alimentar, a organização produtiva e a autonomia econômica das mulheres rurais. Uma resposta do Estado para as demandas das Margaridas. Uma importante política social para superação das desigualdades”, destacou Patrícia Mourão.

Em apoio à participação social e às pautas das Margaridas, a ANDEPS esteve presente na marcha para concretizar o que dizia a faixa levantada pela Associação “Juntas somos mais fortes!”.
Todo o nosso apoio a essas mulheres de luta que alimentam o nosso país!