Artigo

ATPS analisa envolvimento de pacientes e público em consultas do Conitec

Prédio com a logomarca do SUS

A ATPS Ana Carolina de Freitas Lopes, em parceria com Hillegonda Maria Dutilh Novaes e Patrícia Coelho de Soárez, publicou no último mês de julho o artigo “Does patient and public involvement impact public health decision-making? A 10 year retrospective analysis of public consultation in Brazil”, na revista Health Research Policy and Systems.

O trabalho caracteriza os processos associados ao envolvimento do paciente e da população na forma de consultas públicas durante os primeiros 10 anos de funcionamento da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias em Saúde no Sistema Único de Saúde (Conitec) do Brasil, e identificar fatores associados a mudanças nas recomendações da Conitec após essas consultas.

“Nesta pesquisa, identificamos que a participação de pacientes e familiares representou impacto importante nas recomendações da comissão, considerando todos os processos ao longo de um período de 10 anos”, relata Ana Carolina.

A ATPS atua desde 2013 no Conitec e o estudo é fruto de sua pesquisa de doutorado no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da USP.