Artigo

ATPS coordena GTT que elabora Plano Esporte sem Racismo

Nesta quinta (03), foi divulgado o primeiro relatório do Grupo de Trabalho Técnico de Combate ao Racismo, que elabora o Plano de Ação do Governo Federal para o combate ao racismo no esporte. O material teve sua apresentação realizada pelas ministras do Esporte, Ana Moser, e da Igualdade Racial, Anielle Franco, e pelo secretário de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marivaldo Pereira, durante coletiva de imprensa em Brasília. O ATPS Dênis Rodrigues, Assessor de Participação Social e Diversidade do Ministério do Esporte, coordena o GTT.

“O racismo, o machismo, a LGBTfobia e outras violências e desigualdades são transversais, atravessam vários aspectos da vida cotidiana, as instituições e as políticas públicas. Na hora de tocar uma agenda intersetorial, como a da construção desse programa de combate ao racismo nos esportes, a estratégia de mudança também tem que ser transversal. Nosso repertório ATPS de tocar dentro do Estado as ações de transformação social pode fazer a diferença ao focar no enfrentamento dessas desigualdades de forma integrada”, afirma Dênis Rodrigues.

A formação do GTT visa elaborar um plano de ação para a construção de um programa de enfrentamento ao racismo e da promoção da igualdade racial nos esportes. O relatório é um resumo do conhecimento adquirido pelo diagnóstico da realidade observada e estudada nos 45 dias de trabalho da equipe. Os primeiros passos para a construção do Esporte sem Racismo e suas ações foram dados, para que ele ganhe legitimidade, coerência e ampla adesão, a fim de superar o preconceito no esporte, lazer e atividade física.

Três premissas permearam as ações do relatório: realizar programas transversais de combate ao racismo e de promoção da inclusão da população negra nos esportes a serem executados pelos órgãos competentes da administração pública federal; propor estratégias de integração entre as políticas públicas de igualdade racial, esporte e promoção e acesso à justiça; e promover diálogo intersetorial no âmbito governamental e com atores da sociedade civil voltado para a replicação de práticas antirracistas.
Assista à coletiva de imprensa.