Artigo

ATPS é coautora de artigo científico que analisa a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil

A ATPS Gisele Ane Bortolini, em coautoria com 10 pesquisadores, teve o artigo “Implementation Strategies for a Brazilian Policy Aimed at Promoting Breastfeeding and Healthy Complementary Feeding in Primary Care” publicado na revista científica Global Implementation Research and Applications.

Em tradução livre, o artigo “Estratégias de Implementação de uma Política Brasileira de Promoção do Aleitamento Materno e da Alimentação Complementar Saudável na Atenção Básica” tem por objetivo identificar, codificar e descrever as estratégias de implementação adotadas de 2019 a 2022, para melhorar a adoção, eficácia e sustentabilidade da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB).

A EAAB foi lançada em 2013 para melhorar a qualidade das ações que promovem o aleitamento materno e a alimentação complementar saudável na atenção primária à saúde. A estratégia teve uma influência positiva nas práticas de alimentação infantil, no entanto, numerosos desafios foram encontrados na sua implementação.

O estudo de caso realizado no artigo utilizou abordagens de pesquisa qualitativa e quantitativa. Oito fontes de dados foram trianguladas para descrever as estratégias de implementação e os resultados preliminares.

Os resultados preliminares mostram grande assiduidade dos gestores nas reuniões, número significativo de profissionais capacitados e aumento no monitoramento dos marcadores de consumo alimentar e do estado nutricional de crianças menores de dois anos. A estrutura e as diretrizes do ERIC (Expert Recommendations for Implementing Change) para especificação e relatórios, utilizadas na metodologia, provaram ser adequadas e úteis para a descrição detalhada das estratégias de implementação no contexto da implementação de uma política alimentar e nutricional em grande escala no Brasil.

Assinam o artigo Sonia Isoyama Venancio, Gláubia Rocha Barbosa Relvas, Daiane Sousa Melo, Carolina Belomo de Souza, Helissa de Oliveira Mendonça Moreira, Janaina Japiassu Pereira Veras, Marly Maria Lopes Veiga, Mayara Kelly Pereira Ramos, Regicely Aline Brandão Ferreira, Valdecyr Herdy Alves e Gisele Ane Bortolini.

Acesse o artigo na íntegra.