Artigo
ATPSs representam Enap em congressos acadêmicos em Portugal; parcerias são celebradas com ISCSP-ULisboa
As ATPSs Kauara Rodrigues (assessora técnica na Coordenação Geral de Inovação Aberta da GNova) e Maristela de Carvalho (coordenadora do Programa LideraGOV) participaram de congressos internacionais nas cidades de Coimbra e Lisboa representando a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) no início de outubro. Nos eventos, elas apresentaram trabalhos e programas desenvolvidos no governo federal com foco em inovação, direitos humanos, liderança e gestão pública, além de assessorar a presidenta da Escola, Betânia Lemos, na formalização de parcerias com instituições educacionais de Portugal.
Kauara Rodrigues realizou visita técnica e participou de uma reunião com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e o LABX, o Centro para a Inovação no Setor Público. Durante o encontro foram apresentadas iniciativas inovadoras da instituição portuguesa, fortalecendo o relacionamento e ampliando as possibilidades de cooperação entre Portugal e Brasil.
Maristela apresentou trabalho no IX Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, evento de grande relevância científica que reúne especialistas para debater temáticas relacionadas aos direitos humanos sob uma perspectiva multidisciplinar. “Apresentamos como uma boa formação de lideranças públicas pode ser uma ferramenta eficaz para a promoção dos direitos humanos”, relata.
Kauara também participou do IX CIDH. “Este congresso proporcionou uma oportunidade valiosa de formação profissional, com destaque para os simpósios temáticos alinhados ao trabalho da Diretoria de Inovação, na Enap”, afirmou.
Em Lisboa, as ATPSs estiveram no VII Congresso Lusófono de Gestão de Recursos Humanos e Administração Pública, que reúne tanto a comunidade científica quanto profissionais das áreas de administração e políticas públicas, e tem sido um espaço de troca de experiências e fortalecimento da gestão pública no contexto dos países lusófonos. Durante o evento, Kauara apresentou seu trabalho sobre o programa Cidades que Transformam, iniciativa de inovação da GNova/Enap, que busca apoiar municípios a desenvolver soluções para problemas públicos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O LideraGOV também foi destaque na programação do congresso. A coordenadora do programa na Enap, a ATPS Maristela de Carvalho, propôs, junto com Natália Ilka, Tainá Machado e os professores Fernando Coelho e Maria do Carmo, trabalho sobre o desenvolvimento de competências de liderança na administração pública brasileira. Eles mostraram como isso se dá por meio da fase de formação do LideraGOV, que tem o objetivo de criar uma rede de servidores públicos com representatividade étnico-racial e de gênero, capazes de ocupar cargos estratégicos no setor público federal.
“Neste estudo, abordamos as diversas estratégias pedagógicas que lançamos mão no programa para garantir uma formação abrangente e humanista. Tratamos também de como questões de desigualdades sociais e de gênero são abordadas, promovendo o debate sobre possíveis caminhos a serem seguidos”, afirmou a coordenadora Maristela de Carvalho.
No evento, a presidenta da Enap, Betânia Lemos, assinou um memorando de entendimento (MoU) com o ISCSP-ULisboa com o intuito de desenvolver planos de trabalho focados em colaboração na área de investigação, intercâmbio de alunos, cursos, entre outros.
Com informações do site da Enap.