Artigo

Curso Liderança Inclusiva e Gestão das Diversidades no Serviço Público tem a participação e contribuição de ATPSs

A Enap realiza a partir da segunda (12/8) o curso Liderança Inclusiva e Gestão das Diversidades no Serviço Público, em que trabalhará os conceitos de equidade racial, de gênero, inclusão de pessoas com deficiência, população LGBTQIAPN+ e povos indígenas e quilombolas.

A Analista Técnica de Políticas Sociais e Coordenadora do LideraGOV, Maristela de Carvalho, coordena o curso junto com a servidora Natália Ilka, que conta ainda com três ATPSs entre os/as docentes, Marina Marinho, Martinha Lauande e Paloma Abelin.

O curso, que conta também com a participação de 6 integrantes da carreira, tem a finalidade de aprimorar as competências dos servidores públicos federais, especialmente os egressos do Programa LideraGOV, capacitando-os para exercer uma liderança que fomente a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho. 

“Fiquei muito satisfeita de ver a atuação de ATPSs no curso de Liderança Inclusiva e Gestão das Diversidades no Serviço Público porque essa temática deveria ser obrigatória para todo o servidor público. E nós temos um dever ainda maior, ou seja, um compromisso da carreira com a construção desse ambiente de trabalho e de políticas públicas que valorizem e respeitem as diferenças diversas”, afirma Maristela de Carvalho.  

Ela explica que o curso foi cuidadosamente estruturado para desenvolver as competências essenciais da liderança pública e as competências transversais, entre elas a inclusão e a diversidade. Após o primeiro encontro, com a aula Conhecimento e Valorização das Culturas Indígenas no Serviço Público, realizada nesta segunda (12), haverá seis encontros abordando temas como inclusão da pessoa com deficiência, equidade de gênero, sexualidade, desafios enfrentados por mulheres no mundo de trabalho, promoção da equidade racial e prática da gestão da diversidade. Por fim, haverá uma oficina em colaboração com o La-BORA! Gov.

Entre os objetivos de aprendizado da capacitação constam: compreender os fundamentos teóricos relacionados aos povos indígenas, à equidade racial e de gênero, à inclusão de pessoas com deficiência e às diversidades; reconhecer a importância da representatividade de grupos historicamente minorizados; identificar preconceitos inconscientes, promovendo uma liderança consciente e comprometida com a promoção da diversidade e da inclusão; e desenvolver habilidades práticas para promover um ambiente de trabalho inclusivo, reconhecendo e valorizando a diversidade de experiências e perspectivas. 

“A nossa meta é não apenas fornecer esse conhecimento teórico mas também essas ferramentas práticas para que as nossas lideranças, os nossos servidores públicos, possam reconhecer, se respeitar e integrar as diversas perspectivas e experiências, criando essa cultura organizacional e políticas públicas que celebrem a diversidade e promovam a igualdade de oportunidade para todos. A gente acredita que investir em capacitação é um caminho para construir um serviço público mais justo e representativo”, conclui Maristela.  

O programa LideraGOV é implementado pela Enap em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicicos (MGI) e foi premiado em julho na cerimônia da VI edição do Prêmio Espírito Público. Destinado a servidores da Administração Pública Federal do Poder Executivo, o programa foi reconhecido por sua excelência e inovação na formação de lideranças.

Conheça os perfis das ATPSs que são docentes no curso:

Marina Marinho

Analista de Políticas Sociais, possui Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Fiocruz, Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, pela UnB, e Graduação em Letras – Tradução Inglês também pela UnB.Tem formação em Design de Conexões. Encontrou no serviço público sua forma de pensar e agir no mundo. Já atuou em diferentes áreas, de políticas públicas para igualdade de gênero, promoção da equidade em saúde, à gestão de ciência e tecnologia para o SUS e políticas informadas por evidências. 

Martinha Lauande

Formada em Serviço Social pela Universidade de Brasília, entrou para o serviço público em 2013 como ATPS se dedicando ao desenvolvimento de políticas públicas de saúde para populações em situação de vulnerabilidade. Está no time do LA-BORA! gov desde 2022. Acredita em processos de trabalho dinâmicos, fluidos e integrados, com respeito à diversidade e à empatia. Apaixonada por ações expansivas e de impacto, compartilha criatividade e afeto em tudo que faz.

Paloma Abelin

Psicóloga e Analista de Políticas Sociais. Mestre em Psicologia, doutora em Saúde Coletiva, com pesquisa em empoderamento feminino e direitos das mulheres e livro lançado no tema. Tem mais de 10 anos de experiência em gestão federal no serviço público, com atuação no SUS, promoção da saúde e questões de gênero.

Saiba mais sobre informações sobre o curso.