Artigo
Em artigo, ATPS aborda a força-tarefa do Cadastro Único no RS
O Caderno de Gestão Pública e Cidadania, da Fundação Getulio Vargas, publicou o artigo “Força-tarefa do Cadastro Único no RS: uma realização interfederativa” escrito pela ATPS Laís Maranhão Santos Mendonça, em coautoria com a EPPGG Ana Gabriela Filippi Sambiase. O texto relata como se deu a primeira força-tarefa interfederativa do Cadastro Único para acesso a políticas sociais em situações de emergência, além de trazer um panorama sobre os programas sociais emergenciais criados pelos governos Federal e do Rio Grande do Sul para apoiar financeiramente as famílias desabrigadas e desalojadas.
No último dia 06 de junho, 42 entrevistadores e entrevistadoras sociais chegaram ao Rio Grande do Sul para apoiar as equipes locais no atendimento da demanda de famílias atingidas pelos alagamentos para inclusão e atualização do Cadastro Único e, consequentemente, para o acesso a políticas sociais emergenciais.
Toda a ação, inédita até o momento, foi fruto da cooperação interfederativa já instituída na gestão do Cadastro Único, que se provou exitosa, mais uma vez. O engajamento do estado do RS e dos municípios gaúchos em situação de emergência e estado de calamidade pública na elaboração do diagnóstico sensibilizou 15 municípios de diferentes regiões do Brasil que, prontamente, disponibilizaram entrevistadores e entrevistadoras do Cadastro Único pertencentes a suas equipes.
“A realização dessa força-tarefa é o Estado trabalhando de forma interfederativa. É a demonstração de que informação com qualidade, como a registrada no Cadastro Único, é fundamental para realizar políticas sociais, em especial as emergenciais. E, por fim, é a prova de que não é possível prescindir do Estado em situações de emergência, e de que a federação brasileira tem, sim, suas vantagens”, concluem as autoras.