Artigo

Guia Lilás: ATPS lidera elaboração de material sobre assédio moral e sexual

Neste mês de março, marcado pelo Dia Internacional da Mulher, a Controladoria-Geral da União (CGU) lançou um guia sobre assédio moral e sexual no Governo Federal. O documento traz orientações sobre o uso adequado e efetivo dos canais de denúncia de atos de assédio e discriminação na administração pública federal, bem como orienta sobre o tratamento das denúncias por parte dos agentes públicos. O guia traz ainda um protocolo específico, destinado às vítimas, que orienta como denunciar casos de assédio moral, sexual ou discriminação.
Intitulado “Guia Lilás: orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal”, o documento serve de referência às ouvidorias do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (SisOuv) e integra a Política de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação no Poder Executivo Federal, coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
“O trabalho de elaboração do Guia Lilás foi coordenado pela ATPS e Ouvidora-Geral da União Ariana Frances. “Colocar este tema, das várias formas de assédio em pauta, é fundamental para construirmos ambientes de trabalho mais saudáveis. O Guia é mais um passo para entendermos quais comportamentos são inaceitáveis e levarmos confiança para que as pessoas não se calem, seja enquanto vítimas, colegas ou gestores no âmbito das equipes de trabalho. Fica o convite para a leitura, debate e complemento ao Guia”, afirma Ariana Frances, ATPS e Ouvidora-Geral da União, que coordenou a elaboração do material.
Clique aqui para acessar o Guia Lilás.