Artigo
PCLD 2025: publicado o resultado da primeira seleção de projetos de pesquisa de ATPS
O resultado do primeiro processo seletivo do Programa de Capacitação de Longa Duração (PCLD) da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais foi divulgado nesta sexta-feira (25/10), com a indicação de dois Analistas Técnicos de Políticas Sociais para cursar mestrado e doutorado.
A ANDEPS participou da análise de projetos de pesquisa do PCLD 2025 junto ao MGI, enquanto membro do Comitê Consultivo da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais, conforme previsto na Portaria SEGES/MGI nº 4.662. Integram o Comitê Consultivo, no âmbito da Coordenação-Geral de Gestão das Carreiras Transversais (CGCAT), as ATPSs Daniela Fortunato Rego – representando a ANDEPS, e as ATPS eleitas Carolina de Campos Carvalho, Ariana Frances Carvalho de Souza, Sara Emanuela de Carvalho Mota e Maria Angélica Breda Fontão.
A representante da ANDEPS Daniela Fortunato destaca que é a primeira vez que a associação compõe uma instância consultiva formal junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. “Os servidores apresentaram projetos de pesquisa relacionados a temas definidos a partir de consulta pública conduzida pela Associação aos membros da carreira. No futuro, busca-se instituir um processo de aprendizado interno na carreira, dos servidores e servidoras que pretenderem pleitear participar do PCLD. Assim, a qualificação de ATPS será estimulada por meio da execução de cursos de longa duração como mestrado, doutorado e pós-doutorado, que possam contribuir para a melhoria de políticas sociais”, afirma.
É importante destacar que o processo seletivo incorpora várias dimensões e etapas, nas quais participam tanto a SEGES, que analisa o conteúdo dos projetos de forma anonimizada, quanto o Comitê, formado por pares dentro da carreira, que avalia aspectos do projeto de acordo com a pertinência do que cabe ao papel e a atuação dos ATPSs, assim como a consistência do projeto de pesquisa, incluindo aspectos metodológicos. Está previsto um novo edital do PCLD, com mais 6 vagas para licenças, a partir do 2º semestre de 2025.