Artigo

Políticas Sociais para LGBTQIA+ é tema da 27ª Parada de São Paulo

A ANDEPS parabeniza a 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que será realizada no próximo domingo, 11, pela escolha do tema “Políticas Sociais para LGBT+ – Queremos por inteiro e não pela metade”. Acreditamos que esse tema é fundamental para promover a cidadania, a inclusão e a igualdade de direitos das pessoas LGBTQIA+ no Brasil.
As políticas sociais são instrumentos para garantir o acesso à saúde, à educação, à cultura, à moradia, ao trabalho e à renda, entre outros direitos básicos. No entanto, sabemos que as pessoas LGBTQIA+ enfrentam diversas formas de discriminação, violência e exclusão social que dificultam o pleno exercício desses direitos. Por isso, é preciso fortalecer as políticas sociais voltadas para esse público, reconhecendo as suas especificidades e demandas.

Mais do que isso, o próprio manifesto da Parada do Orgulho LGBT+ de 2023 denuncia como a organização dos serviços de proteção e os programas sociais atuais não alcançam o público LGBTQIA+.

“A proteção social básica, direito de todas as pessoas, não abarca todas as famílias LGBT+ e as vítimas da LGBTfobia. A invisibilidade da população LGBT+, ou parte considerável desta, é fato concreto dentro das políticas públicas e assistência social do país. (…) Presente em todo o Brasil, o SUAS deveria garantir a proteção social aos cidadãos, prestando apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. No entanto, mostra-se fragilizado quando se trata do público LGBT+. A maior parte dos seus planos, programas, projetos, serviços e benefícios são disfarçadamente direcionados às famílias e indivíduos cisgêneros e heterossexuais. Essas distorções ficam evidenciadas quando procuramos fazer parte desses programas, que possuem requisitos quase sempre inalcançáveis pelas genealogias LGBT+. Não existe um olhar específico para essa comunidade, que sobrevive em um país que viola suas vidas.”

A ANDEPS defende que as políticas sociais devem ser universais, mas também diferenciadas e afirmativas, respeitando a diversidade e combatendo as desigualdades. Nesse sentido, apoiamos a luta da comunidade LGBTQIA+ por mais políticas sociais que garantam a sua dignidade e o seu bem-estar.

A 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo é uma oportunidade para visibilizar essa pauta e mobilizar a sociedade em torno dela. A ANDEPS reafirma o seu compromisso com a defesa dos direitos humanos, o respeito pela diversidade e a garantia das políticas sociais para todes.