Artigo
Questão no concurso do Ipea é baseada em artigo de dois ATPSs
Uma questão da prova do concurso público do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), realizada no último domingo (25), baseava-se no artigo “Duas diretrizes para a reestruturação do Sistema Nacional de Emprego”, de autoria dos Analistas de Políticas Sociais Vinicius Gomes Lobo e Viviani Renata Anze.
Elaborada pela Fundação Cesagranrio, a prova trazia um breve texto sobre o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e pedia ao candidato que respondesse, por meio de múltipla escolha, o motivo do estabelecimento, em 2011, da ligação entre política de trabalho passiva e política de trabalho ativa.
Coautor do texto, Vinicius Lobo celebra o fato e lembra que o artigo foi escrito na época em que se estava lutando para que o Sine fosse reestruturado. Desse modo, as reflexões trazidas no artigo contribuíram com o debate sobre a mudança do marco legal. “Até aquele momento, o Sine funcionava a partir de um decreto do Regime Militar e por meio de convênio – um instrumento pontual, demorado e custoso -, e foi possível, a partir do trabalho desenvolvido pela equipe do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), propor que as políticas de emprego passassem a funcionar no sistema de fundo a fundo, como é o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Foi então enviado um PL pelo Governo, houve toda uma mobilização junto ao Congresso e foi aprovado, transformando-se na Lei 13.667/2018”, relata.
“Acho que um dos pontos a se destacar, no contexto do artigo, é a relevância da conjugação entre a prática profissional e a produção de conhecimento em políticas públicas. A prática profissional permite conhecer em profundidade políticas setoriais e a discussão teórico-propositiva possibilita não apenas o exercício reflexivo, mas também fomentar o debate público qualificado sobre políticas públicas e o aprofundamento teórico-metodológico da gestão de políticas setoriais”, afirmou a ATPS e coautora do artigo, Viviani Renata Anze.