Artigo
Reunião entre ANDEPS e Comissão de Aprovados

Em reunião na tarde desta quinta-feira, 13 de março, representantes da ANDEPS e da Comissão de Aprovados no concurso para ATPS debateram demandas referentes ao curso de formação e ao processo de ingresso na carreira.
Uma das preocupações da Associação e da Comissão de Aprovados é a adaptação do plano pedagógico do curso de formação, de modo a garantir condições justas para gestantes, puérperas e lactantes. Segundo ponderaram as selecionadas e os selecionados, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) precisam adotar providências no que se refere a frequência e avaliação, evitando que gestantes, puérperas e lactantes sofram prejuízos no aprendizado ou mesmo a exclusão do certame.
Outro pleito apontado durante o encontro virtual é a nomeação imediata dos concluintes ao término do curso de formação. A Comissão destacou que a falta de previsibilidade gera insegurança e dificuldade de planejamento. Importa ressaltar que aproximadamente 75% do total de convocadas e convocados não residem em Brasília. Outro dado importante, que reforça a urgência do suprimento das vagas é o déficit de 79% nos quadros da carreira, o que já compromete a execução de programas essenciais.
Ao fim da reunião, a ANDEPS reafirmou apoio às demandas, bem como disposição em buscar interlocução com as instâncias decisórias. “Foi muito gratificante conhecer o grupo e compartilhar um pouco da nossa trajetória até aqui. Também foi uma oportunidade para reforçar os desafios da carreira na área social e transmitir a mensagem de que contamos com cada um para fortalecer novamente as agendas estratégicas da nossa categoria”, acrescenta Janini Ginani, coordenadora institucional da Associação.