Artigo

Setembro Amarelo: ANDEPS realiza ações de saúde mental em parceria com À Flor da Pele

Ao longo dos últimos meses, a ANDEPS fez uma parceria com À Flor da Pele – rede de relações institucionais e de saúde mental – com o objetivo de construir espaços de acolhimento para associadas e associados que buscam apoio em situações de assédio institucional. A iniciativa culmina neste Setembro Amarelo com a publicação de e-book e vídeos produzidos pela À Flor da Pele e a realização, em outubro, de uma roda de conversa para compartilhamento e apoio mútuo.

Observando o aumento de casos de assédio institucional no Governo Federal, especialmente nos últimos dois anos, a ANDEPS tem atuado em colaboração com outras associações na produção e sistematização de novos conhecimentos sobre o fenômeno. Em 2020, foi publicado em parceria com a Afipea a cartilha “Assédio Institucional – O que é? Como enfrentar?”. Em 2022, a ANDEPS apoiou a publicação do livro “Assédio Institucional no Brasil: avanço do autoritarismo e desconstrução do Estado”, organizado por José Celso Cardoso Jr., Frederico A. Barbosa da Silva, Monique Florencio de Aguiar e Tatiana Lemos Sandim.

No âmbito da carreira, a ANDEPS tem sido procurada por associados e associadas sobre questões de saúde mental geradas a partir do âmbito de trabalho. E as atividades junto com a rede À Flor da Pele se constituíram em uma forma de dar tratamento a essas situações sensíveis e complexas, que muitas vezes envolvem situações de assédio, mas que estão envolvidas em um contexto mais amplo de cansaço e adoecimento coletivo. Dessa forma, distinguir e agir sobre as demais situações foram algumas das diretrizes adotadas pela ANDEPS.

É com alegria que compartilhamos esse material com associadas e associados da ANDEPS na perspectiva de abrir espaços para reflexões sobre vida profissional, adoecimento e bem-estar do/a trabalhador/a e apoiar no processo de construção de uma saúde mental coletivamente, entendendo que nenhum sofrimento deve ser sentido sozinho.

Acesse o conteúdo:
E-BOOK “Manifesto pelo Direito de Sonhar: por uma sociedade que aposte na imaginação política para formar sujeitos desejantes”

SAÚDE MENTAL: INTRODUÇÃO

ENTREVISTA: SAÚDE MENTAL E SERVIÇO PÚBLICO