Artigo

ATPSs são selecionadas para liderar experimentos baseados em inovação cidadã

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) anunciou na última sexta-feira, 27/10, a equipe que foi selecionada para desenvolver experimentos no âmbito do projeto “Inovação cidadã: governo e cidadãos cocriando soluções”. A proposta busca aproximar o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal da população, para que a sociedade se aproprie de seu objetivo principal: ser porta de entrada para diversos programas sociais para as famílias de baixa renda do Brasil. O grupo que elaborou e irá executar a proposta vencedora é uma parceria entre o MDS e a CGU e é liderado pela ATPS Laís Maranhão Santos Mendonça, que atua no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A ATPS Ariana Frances, que é Ouvidora-Geral da União, integra a equipe do projeto.

Para Laís Maranhão, “inovação cidadã é levar a sério a participação social, criando soluções para os problemas da administração pública junto com as cidadãs e os cidadãos afetados diretamente. É fazer a política pública para a população e a partir da visão dela. Sendo o Cadastro Único um instrumento tão importante para as políticas sociais no país, nada mais coerente do que aproximá-lo das cidadãs e dos cidadãos que dele se utilizam.”

O projeto Inovação Cidadã é uma iniciativa do GNova Lab – laboratório de inovação em governo da Enap – em parceria com a Organização de Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e o Instituto Procomum, organização da sociedade civil especializada na abordagem da inovação cidadã. A equipe selecionada receberá apoio metodológico do GNova Lab da Enap e do Instituto Procomum para desenvolver um laboratório cidadão sobre o tema escolhido. O experimento tem como objetivo gerar ações e soluções para a melhoria da qualidade dos serviços e das políticas públicas a partir da participação ativa de cidadãos e cidadãs.

No total, foram recebidas 21 inscrições de diversas instituições, e só uma proposta foi selecionada.

Com informações do site enap.gov.br