Anuidade

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O que é a Andeps e o que ela faz?

A Associação Nacional da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais (Andeps) congrega e representa as/os Analistas Técnicas/os de Políticas Sociais. A Associação realiza um conjunto de ações com o objetivo de defender os interesses da Carreira, a valorização e a qualificação das/os ATPS, bem como fortalecer as políticas sociais, que são a razão de ser de nossa Carreira.

Por que me associar à Andeps?

Somos uma Carreira nova e temos pela frente os mesmos desafios enfrentados pelas demais categorias em seus primeiros anos de existência: 1- consolidar uma identidade da Carreira perante o Estado e, principalmente, perante o conjunto da sociedade; 2 – conquistar uma estruturação mínima da Carreira para que de fato ela possa cumprir com suas atribuições legalmente instituídas; e 3 – agregar o conjunto das/os integrantes da Carreira para construirmos coletivamente o nosso presente e o nosso futuro. Diante destes desafios torna-se fundamental a associação à Andeps, legitimando o papel institucional da associação na representação da Carreira e, principalmente, participando dos espaços decisórios que determinam a direção que queremos seguir enquanto coletivo.
(clique aqui e saiba como)

Por que pagar anuidade da Andeps?

O colegiado diretivo da Andeps é eleito a cada ano e suas/seus integrantes se dedicam de forma voluntária a desempenhar as ações rotineiras da associação. As despesas da Andeps são aprovadas anualmente em Assembleia e os recursos são direcionados exclusivamente para a execução das ações voltadas para o fortalecimento da Carreira e das políticas sociais, bem como para a estruturação da associação, sendo que a única fonte desses recursos é o pagamento de anuidade de seus/suas associados/as. É com esse dinheiro que a Andeps custeia suas despesas ordinárias e extraordinárias, necessárias para o cumprimento de seus objetivos.

Para onde meu dinheiro vai?

A Andeps possui três contratos permanentes que demandam pagamento mensal e que são fundamentais para o funcionamento da associação: assessoria jurídica, assessoria contábil e escritório virtual. Também, possui despesas bancárias, cartoriais, de manutenção do site e outras despesas administrativas. Além de despesas ordinárias, a gestão 2017 da Andeps elencou em seu planejamento e orçamento (confira aqui), aprovados na Assembleia realizada em 29 de junho, ações prioritárias de fortalecimento da Carreira, defesa das políticas sociais e profissionalização da gestão, que só poderão ser realizadas se arrecadarmos os recursos necessários por meio do pagamento das anuidades.

Atualmente, a Andeps possui 610 associadas/os de um total de 755 ATPS (80% de analistas estão associadas/os). Entretanto, nos últimos três anos, em média 51% das/os associadas/os pagaram a anuidade. Precisamos do apoio de cada um/uma para viabilizar financeiramente a realização das ações planejadas para este ano.

O que a Andeps ainda poderá fazer?

A Andeps está em constante defesa dos pleitos da Carreira junto aos diferentes ministérios com lotação de ATPS, Ministério do Planejamento, Enap, parlamentares e entidades de classe. A minuta da nova lei da Carreira, aprovada em assembleia no segundo semestre de 2015, serve de guia para a atuação da Andeps, reunindo os principais anseios das/os ATPS para a estruturação da Carreira, tais como: lotação centralizada no MP, recomposição da tabela salarial com reequiparação aos Analistas de Infraestrutura,  retribuição por titulação e curso de formação inicial. Além das pautas corporativas, a Andeps tem como atribuição estatutária a defesa das políticas sociais como parte do compromisso das/os ATPS com a construção de um Estado que garanta a efetivação dos direitos sociais, a redução das desigualdades e promoção da justiça social. No atual contexto de desmonte de algumas das principais políticas sociais, a Andeps se propõe a contribuir cada vez mais para a qualificação do debate sobre o conjunto das políticas sociais e, em particular, sobre o papel estratégico que nossa Carreira desempenha no aprimoramento e na ampliação das mesmas.

O que já conquistamos?

Desde sua fundação, em setembro de 2013, cada gestão do colegiado diretivo da Andeps, com a colaboração dos/as associados/as,  contribuiu de forma decisiva para a continuidade de nossa luta pelo fortalecimento da Carreira e das políticas sociais. Desde a criação e a estruturação da própria associação, passando pela judicialização de pleitos do conjunto da Carreira e pela intensa articulação política para a conquista de direitos, até as mobilizações da categoria para a qualificação do debate sobre as políticas sociais e para a luta contra retrocessos nos direitos sociais, a Andeps vem sedimentando o espaço da categoria no Estado e no conjunto da sociedade.

Destacamos 10 importantes conquistas da Carreira que a Andeps contribuiu, direta ou indiretamente, para o seu alcance, que só foram possíveis com a efetiva mobilização e participação do conjunto das/os ATPS: 

  • Reajuste salarial 2016-2019;
  • Regulamentação da GDAPS e da progressão;
  • Realização do Seminário “Políticas Sociais: desafios para os próximos 10 anos”;
  • Minuta da nova lei da Carreira (confira aqui);
  • Construção e manutenção de canais de comunicação: site, facebook, youtube “Políticas Sociais em Rede”;
  • Liminar deferida contra a suspensão do pagamento da GDAPS aos/às ATPS em exercício na DPU;
  • Realização de Debates e elaboração de notas de posicionamento sobre políticas sociais;
  • Elaboração da Pesquisa sobre o perfil da Carreira;
  • Formatação de cursos e itinerários formativos mais adequados à Carreira;
  • Estruturação da associação.

Como participo da Associação?

A Andeps tem o compromisso de realizar uma gestão participativa e horizontal com seus/suas associados/as. Você pode participar do planejamento e das ações da Andeps de várias formas: através dos grupos de trabalho da associação; nas reuniões abertas do Colegiado Diretivo, realizadas uma vez por mês e divulgadas para todos/as os/as associados/as; através das assembleias ordinárias e extraordinárias da categoria divulgadas e convocadas antecipadamente. Você ainda pode falar conosco através do e-mail institucional associacao.andeps@gmail.com, apresentando dúvidas, sugestões e críticas.

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